Background
Portal de Notícias

Fique por dentro das
novidades da AMPB

Notícias 750 dias atrás AMPB News

Ministério da Saúde disponibiliza 500 vagas gratuitas para mestrado em Saúde da Família

Imagem da notícia

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) publicou nesta segunda-feira (6) edital que oferta 500 vagas gratuitas de mestrado profissional em Saúde da Família, boa parte delas direcionada a médicos(as) dos programas de provimento médico do Ministério da Saúde – Médicos pelo Brasil (PMpB) e Mais Médicos (PMMPB). Um total de 50% das vagas da seleção pública, realizada pelo MS, em conjunto com a Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF) em Rede Nacional, será direcionada a médicos(as) tutores(as) do PMpB e PMMPB. As demais 50% das vagas serão direcionadas para outros profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (eSF). Os critérios estão acessíveis no edital, que pode ser acessado em https://abrasco.org.br/mestrado-profissional-em-saude-da-familia-abre-chamada-de-selecao-publica-para-2023/ 

“Tem sido prioridade para o Ministério da Saúde diversificar as ofertas de formação para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. Retomamos o Mais Médicos enquanto uma grande estratégia para a formação em Medicina de Família e Comunidade, com o estímulo do mestrado profissional, que estava previsto somente em 2025. Conseguimos antecipar essa oferta neste ano para quem já é médico de família e comunidade, possibilitando quem é tutor do Médicos pelo Brasil que possa participar da seleção também”, explicou o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

“Essa ação contempla um importante investimento na formação e valorização das trabalhadoras e trabalhadores que atuam na Atenção Primária à Saúde. tem como desdobramento o aprimoramento das práticas e a oportunidade de produzir conhecimentos sobre as questões que emergem dos processos de trabalho no SUS”, afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério, Isabela Cardoso. “É um investimento importante do Ministério da Saúde na potência dos médicos e médicas tutoras do PMpB. Um incentivo à expansão da formação permanente de profissionais de saúde da APS”, completou o diretor-técnico interino da Adaps/AgSUS, André Longo.

O curso será oferecido na modalidade híbrida, com duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, e carga horária de 975 horas, sendo nove encontros presenciais e atiidades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As responsáveis pela execução do curso localmente serão as instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do PROFSAÚDE/MPSF. São elas que vão divulgar a comissão de seleção local 5 dias antes das inscrições, tornarem públicas a inscrição na sua página de internet e comunicar eventuais alterações aos candidatos. Entre as instituições associadas, há universidades federais e estaduais em todo o país, além da Fiocruz em diferentes Unidades da Federação.

Saiba mais em @abrascooficial


Fonte: AgSUS.